
Temos três sensores de qualidade do ar. Medem partículas muito finas (2.5 microns). Estas partículas têm origem na combustão dos motores, desgaste dos pneus e travões. Dois sensores são fixos e um é móvel.
Aquilo que esperamos, a partir das diferentes medições, é comparar as ordens de grandeza entres as medições realizadas à porta da escola em situações de muito baixo tráfego (noite) com as situações de tráfego intenso e perceber até que ponto esses valores estão dentro dos parâmetros que a legislação europeia recomenda. Assim que tivermos medições calibradas contamos disponibiliza-las aqui.

Dois dos nossos sensores são montados pelo Engº Gladson Brabec, um dos elementos da nossa equipa. Deste forma estamos aptos a repara-los, actualiza-los e até substituí-los no futuro.

Até que ponto os nossos sensores estão calibrados? Não sabemos. Para ficar a saber instalámos os nossos sensores (Março 2020) junto aos sensores da Estação Móvel da Universidade de Évora. Em breve já saberemos se os nossos dados “valem”.

Tem dúvidas (como nós)? Quer saber mais? Tem comentários a fazer? Quer conhecer-nos? Gostamos muito do que fazemos. Queremos fazer mais e melhor. Está a um formulário disso acontecer!
Links para saber mais:
Filter Café | Clean Air for Kids | Clean Air Greater Machester | Citizen science initiative CleanAir@School | The Snuffelfiets: pedalling towards a better environment | Legislação Portuguesa (Qualidade do Ar)

Última actualização: 10/3/2020