O que é que a mobilidade tem a ver com a indisciplina na Escola?

Esta semana estivemos com cerca de 200 estudantes da Escola André de Resende, Évora.

Já sabíamos das múltiplas vantagens que decorrem quando as crianças se deslocam a pé ou de bicicleta para a escola:  Promovem a autonomia, o melhor conhecimento do território e da saúde através do esforço físico. Mas aprendemos algo com a turma mais desconcentrada que passou por nós. É sabido, pelos pais e, sobretudo  pelos professores, da fraca capacidade de concentração dos alunos, de alguns problemas de indisciplina. As razões são múltiplas e não cabem no âmbito desta crónica explica-las. 

Mas ….E se uma das razões para isto fosse também consequência do estilo de vida que decorre também do tipo de mobilidade , centrado nos carros e promotores de grande dependência dos adultos, que a grande maioria dos nossos jovens vivencia?  Expliquemos um pouco. A convivência entre os jovens é fundamental para o seu bem-estar emocional É fundamental o convívio entre pares. Que oportunidades têm estes jovens de conviverem entre si, de forma livre e independente? Quase nunca. Comparemos com as gerações anteriores. O convívio entre pares fez parte das nossas melhores recordações de jovens. Em contraste com a atual geração, havia espaço, tempo e autonomia para isso. Tínhamos a rua e autonomia para isso. 

Promover uma cidade mais segura  para devolver a cidade às crianças e jovens a sua autonomia seria um contributo importante para o equilíbrio emocional dos nossos jovens e , porventura, para uma escola com alunos mais concentrados e atentos.

Fernando Moital, 24/10/2019


Leave a Reply